SEJA SÁBIO E ANDE COM OS SÁBIOS

sábado, 30 de julho de 2011




Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. Pv 13.20

Nossos pais e pastores sempre nos orientam a sermos cuidadosos ao escolhermos nossos companheiros mais chegados. E aprendemos que sábio é aquele que passa grande parte de seu tempo com as pessoas com quem deseja aprender e se parecer.

A Bíblia é o livro por excelência. No texto bíblico acima, encontramos um maravilhoso conselho. Ao andarmos com os sábios estaremos alcançando cada vez mais sabedoria, e se, em vez disso, tivermos como companhia pessoas néscias, certamente iremos de mal a pior, pois atente o que o apostolo Paulo nos alerta:
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes."  (I Co 15 : 33)


Muitas vezes vemos jovens com um futuro promissor colocando tudo a perder, por causa das, mas companhias, pois andam com pessoas, sem compromisso para com o Deus soberano e para com a sociedade. E acabam enveredando pelo caminho das drogas, da prostituição, do roubo e da corrupção.
O jovem sábio em seu cotidiano vive exercendo o conselho do salmista Davi, na escola, na faculdade no trabalho e na vizinhança:   
"Bem aventurado  o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."  (Sl 1,1)

Fuja das rodinhas de piadas imorais e conversações profanas. “Seja diferente” e “Faça a diferença”. Despreze convites de pessoas que querem levar uma vida fácil e cheia de prazeres efêmeros, pois o sábio é criterioso ao escolher as pessoas com as quais estará se relacionando no transcorrer de toda sua vida. Quem anda dentro deste padrão, terá sem dúvida alguma, inúmeras oportunidades de conhecer e conviver com gente de ótimo caráter, que zela por um comportamento ético e moral.

O exercício da sabedoria nos leva a tomar decisões acertadas em todas as esferas da nossa vida, como por exemplo: casamento, profissão e realização de negócios equilibrados, onde a razão estará acima das emoções.

As decisões mais sábias que podemos tomar estão na área espiritual: a nossa tomada de posição, tendo Jesus como Senhor e Salvador de nossa alma, um pacto sério com Deus no sentido de lermos a sua Palavra, guardar em nosso coração e praticá-la. A Palavra de Deus nos indicará com quais pessoas devemos ou não andar. Temos tudo para viver como sábios, e isso só depende de nós, pois Deus preparou um excelente caminho para trilharmos.


 Para nossa reflexão:  Com quem você está andando?


0 comentários:

Postar um comentário

 
Pastor Jose Denilson Vieira | by TNB ©2010