Conquistando o Ano Novo

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


E o SENHOR teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
(DEUTERONÔMIO 30.9)


Para a maioria das pessoas o ano novo é símbolo de renovação, de novas perspectivas, de renovação de esperanças, de novas conquistas.
Isto é interessante, também, porque nos dá a oportunidade de refletirmos sobre o que temos feito e de projetarmos novos alvos para crescimento e aprendizado.
Não obstante ao fato de que a realidade é que a primeira segunda-feira do ano não será muito diferente das demais segundas-feiras. A realidade está mais para continuidade do que para novidade.
Por outro lado, a bíblia nos observa que o novo deve ser observado todos os dias. “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” (Romanos 6.4). Devemos andar todos os dias, como aqueles que foram sepultados com Cristo e ressuscitados com Ele. Fazendo diferença neste mundo. Sendo luz e sal. Todos os dias do ano, em todos os anos que o Senhor nos dá sobre esta terra.
No texto de Deuteronômio, capítulo 30, o povo de Israel estava diante da Terra Prometida, mais uma vez.  A primeira tinha sido havia cerca de 40 anos atrás. A murmuração diante do relato negativo dos dez espias, levou o povo à peregrinação no deserto por 40 longos anos (exatamente o número de dias em que espiaram a terra). Daquela geração, somente Josué e Calebe estavam prestes a entrar na terra. Moisés agora deu suas últimas instruções, diante da conquista próxima.
Nesta perspectiva e sobre o texto lido, reflitamos sobre o segredo para conquistarmos este novo ano de forma vitoriosa e segura – esta nova “terra” que está diante de nós – chamada Ano de 2012.

1) Tudo o que precisamos está diante de nós
O final do verso 11 diz “…, e tampouco está longe de vós”.  E seguem os versos 12 a 14:  “Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.”
Este texto é o complemento das seguintes promessas: Versos 9 e 10:
Então o Senhor o seu Deus, abençoará o que suas mãos fizerem (trabalho),
Os filhos do seu ventre (família),
A cria dos seus animais e as colheitas da terra (provisão).
O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se vocês se voltarem para o Senhor, o seu Deus, de todo o coração e de toda a tua alma”.
Os segredos para a vitória neste ano estão bem diante de nós: o Senhor e seus mandamentos.
A sua Palavra que nos ordena e nos orienta, dá o alimento para nossa alma todos os dias, alegra o coração, refrigera a alma.  Não está distante, inatingível. Basta caminharmos sobre isto. “Assim como recebestes ao Senhor Jesus, andai nele”.
O segredo é observar a lei do Senhor para ser abençoado e não o contrário.

2) Ame ao Senhor, ande nos Seus caminhos, guarde os seus mandamentos, seus estatutos e seus juízos. (Verso 16)
Ame ao Senhor acima de todas as coisas. Voltemos para o Senhor e para a inteireza de sua Palavra, dos seus princípios. Não podemos abrir mão do Senhor. É escolha entre a derrota e vitória.
Somos chamados à observância dos princípios estabelecidos pelo Senhor; a vivermos segundo seus estatutos; a amá-lO com todas as nossas forças; a priorizar o que o Senhor prioriza; a olharmos com os olhos do Senhor. Se assim o fizermos, o caminho para ser bem sucedido, neste ano e em todos os que virão, está aberto.

3) Escolhamos hoje a vida – Versos 19 e 20.
Escolhamos hoje ao Senhor. Escolhamos hoje, mais uma vez, a vida. Ele é a nossa vida.
Podemos confiar, sob promessa do Senhor, que seremos bem sucedidos na nossa caminhada.
O Senhor operará milagres, respostas virão, seremos felizes. Apesar de todas as certezas que temos sobre este mundo (guerras continuarão, sofrimentos, violência, fome etc.), poderemos conquistar esta “nova terra” em que o Senhor nos coloca.
Queridos irmãos,  estamos certos que muitos desafios virão para nossas vidas. Para cada um deles o segredo de vitória é o Senhor. Devemos, pois, nos agarrarmos a Ele segurarmos em suas mãos e observamos os seus preceitos. Caminhemos desta forma. Desta forma viveremos o novo todos os dias deste novo ano! Deus nos abençoe!

1 comentários:

Postar um comentário

 
Pastor Jose Denilson Vieira | by TNB ©2010